Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ensino em Geografia - Iniciação à Prática Profissional I

Projeto Nós Propomos; Relatório de Estágio; Planificações

04.05.22 | Patrícia Anjos

Olá a todos!

Ando um pouco desaparecida, pois tivemos o feriado do 25 de abril e não tivemos a última sessão de IPP1.

Esta sessão começou um pouco mais tarde, às 17:30h (normalmente é às 17h), devido à participação do professor no projeto Nós Propomos.

Nós propomos.jpg.crdownload

Este projeto, começou a ser implementado pelo IGOT, visando tentar que as escolas começassem a implementar o estudo de caso com os alunos, que desenvolvessem este tipo de trabalho.

Foi em 2003/2004, que o estudo de caso apareceu no programa de Geografia A, dando uma nova abordagem no ensino da Geografia.

Mas, no que é que consiste o estudo de caso?

O estudo de caso consiste em 4 passos diferentes:

10º post.png

Segue em baixo, como curiosidade, a tabela com os nomes das diversas escolas que participaram este ano neste projeto. Como se pode verificar, há uma grande diversidade de escolas, desde escolas básicas a secundárias, até mesmo colégios. Encontra-se também escolas de todo o país, tanto do sul, do centro e do norte do país.

10º post tabela.png

O professor Sérgio nesta sessão mostrou ainda o projeto da escola que ganhou este ano. Foi o projeto da Escola Básica e Secundária de Vilela – Concelho de Paredes, sendo que já é a terceira vez consecutiva que esta escola ganha este projeto.

De seguida, o professor passou para outro assunto. Um assunto que é agora muito importante para todos nós enquanto alunos e futuros professores, o estágio.

O professor quis saber como estão as nossas situações nas escolas, que aulas já assistimos, em que anos, se já demos aulas, se temos já as temos planificadas, etc. No geral, a turma está muito dividida, ou seja, já há muitas pessoas que já deram as deram todas (ou quase todas), e há pessoas que ainda estão só a assistir às aulas dos professores cooperantes.

No meu caso em particular, já assisti às aulas todas que eram necessárias tanto no 3º ciclo como no secundário, e já dei uma aula ao 11º ano (contarei a minha experiência sobre a primeira aula num outro post).

Passámos então à estrutura do relatório de estágio, onde há vários aspetos que são fundamentais estarem presentes. Podem ver esses aspetos no post que já fiz anteriormente: https://blogipp1ensinogeografia.blogs.sapo.pt/estagio-nas-escolas-perguntas-dirigidas-2287 

Falámos ainda sobre os diversos IPP’s. A diferença que existe entre o nosso mestrado e os restantes mestrados. Enquanto o nosso mestrado tem 3 IPP’s, há mestrados com o IPP1 logo no primeiro semestre, fazendo com que tenham no total 4 disciplinas de IPP. 

Por fim, o professor Sérgio esteve a explicar-nos a diferença entre as várias planificações. Existem as planificações de curto prazo, que normalmente dizem respeito a uma única aula (já dei exemplos desta mesma em outro post); planificações de média prazo, sendo uma planificação de um conjunto de aulas, por exemplo, um conjunto de 3 ou 4 aulas (é menos detalhada do que a planificação de curto prazo); e por fim, a de longo prazo, que diz respeito à planificação de um ano letivo inteiro.

Exemplo de planificação de média prazo (estrutura):

Médio prazo - planificação.png

Sumário: 

  • Ponto da situação de IPPI por escola;
  • A planificação de médio prazo, de uma sequência de aulas, pode incluir os descritores do Perfil dos Alunos.

Em breve venho aqui relatar-vos como são as minhas primeiras experiências como professora estagiária, espero que gostem e até já!!