Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ensino em Geografia - Iniciação à Prática Profissional I

Orçamento do Estado - Educação - Mais professores?

14.04.22 | Patrícia Anjos

Olá a todos, e desde já, uma boa Páscoa a todos!!

Post 8 - 3.jpg.crdownload

Com as férias da Páscoa, só terei aula de IPP1 na próxima semana, por isso esta semana, trago-vos uma notícia da CNN Portugal sobre a verba destinada para a Educação no Orçamento de Estado. Este Orçamento de Estado apresenta uma subida de quase 10% face ao ano passado, relativamente ao dinheiro destinado a este setor.

Post 8 - 2.jpg

Prevê-se uma verba de 7,7 mil milhões de euros, impulsionada em certa parte pelos fundos europeus, que aumentaram de 553 para 900 milhões de euros. 

Grande parte deste dinheiro, vai para as autarquias, pois com o processo de descentralização de dia 1 de abril, estas passaram a ter várias responsabilidades na área da educação, nomeadamente a gestão dos trabalhadores não docentes e a contratação de serviços externos essenciais.

Um dos investimentos será a aquisição de mais de 600 000 computadores portáteis, tanto para os alunos como para os professores. Pretende-se ainda criar laboratórios de educação digital, produzidos e disponibilizados recursos digitais, tentando ainda dinamizar a sustentabilidade energética das escolas.

Devido à emergência em encontrar professores, existe uma alteração no regime de recrutamento, onde se tentará reduzir a mobilidade entre escolas, o desenvolvimento de um modelo de formação de professores coerente com as necessidades e a criação de incentivos à carreira docente.

O Plano de Recuperação de Aprendizagens, já apresentado o ano passado, aparece também este ano, visa promover a recuperação das aprendizagens dos alunos mais afetados pelo impacto da pandemia na escola. O plano é um investimento de 900 milhões de euros, onde se tentará reforçar recursos humanos, como também apostar em novos recursos digitais e infraestruturas.

Post 8 - 1.png

Será ainda feito um investimento ao nível do ensino profissional, onde serão instalados 356 centros tecnológicos especializados, modernizando a oferta e a tecnologia dos estabelecimentos de ensino profissional.

Deixo em baixo o link da notícia, para que, se quiserem, a possam explorar mais.

Obrigada por continuarem deste lado e até à próxima!!

 

https://cnnportugal.iol.pt/orcamento-do-estado/oe/havera-mais-professores-as-escolas-vao-ter-mais-dinheiro-cinco-respostas-sobre-o-orcamento-da-educacao/20220414/6256fff50cf2ea4f0a44885d

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.