Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ensino em Geografia - Iniciação à Prática Profissional I

Continuação da Planificação das Aulas - Geografia

29.03.22 | Patrícia Anjos

Olá olá a todos e a todas novamente!!

Hoje, venho falar-vos do estágio e das planificações de aulas, o que andamos a fazer nestas sessões de IPP1. 

Relativamente ao estágio, tenho novidades para vos dar. Na passada sexta-feira (25 de março), fui novamente à Escola Secundária Rainha Dona Leonor assistir a mais uma aula do 11º ano. Esta aula teve a duração de 90 minutos e a matéria lecionada baseou-se na como a população se movimenta e comunica, e na diversidade dos modos de transporte. No geral, gostei muito de assistir a esta aula, os alunos gostam de participar, gostam de pequenos debates, de curiosidades, de imagens que expliquem o que é explorado, etc. Um ponto desfavorável é o facto dos alunos se desconcentrarem sempre que a professora faz silêncio por pouco tempo que seja, descontrolando um pouco a aula. Esta aula foi maioritamente expositiva, o que não nos permitiu assistir a uma maior dinâmica, mas penso que a matéria também não deu oportunidade para isso, mas espero que daqui para a frente venha a ter experiências diferentes.

Na próxima quarta e sexta-feira irei assistir a mais aulas, desta vez também ao ensino básico, ao 7º ano. Vamos ver como vai ser a experiência com alunos mais novos! Não se preocupem que depois apareço aqui para vos contar tudo!!

geografia.jpg

A presente sessão iniciou-se com algumas dúvidas levantadas por alguns dos alunos, relativamente à quantidade de aulas a dar no estágio, e se estas mesmas têm de ser seguidas, se têm de ser consecutivas, ao qual o professor Sérgio respondeu que não. Ou seja, podemos dar uma aula numa semana e só dar a outra na semana seguinte, por exemplo.

Passámos depois à análise das diversas planificações de aula elaboradas pelos vários grupos, planificação esta já iniciada na sessão anterior. Começámos pela análise da planificação de uma aula de um 9º ano:

6º post - 2 .png

O professor pediu a opinião aos alunos da fila da frente da sala de aula sobre a presente planificação, tanto em termos da duração, dos conteúdos e das atividades planeadas. Os pontos positivos e negativos encontrados pelo professor e por todos os alunos baseiam-se em:

6º post - 3.png

Uma substituição que poderia ser efetuada era quando planeiam uma “visualização de um vídeo”, ser “exploração/interpretação de um vídeo”, porque visualização é o que efetuamos habitualmente em casa, e exploração é a visualização com apontamentos sobre o mesmo, onde há uma maior atenção a este por parte dos alunos e onde há um esclarecimento de dúvidas. Nesta parte, poderia haver um pedido do professor aos alunos, para estes realizarem apontamentos sobre várias partes do vídeo, pois só assim eles poderão estar atentos e a compreenderem o assunto.

O professor salientou ainda, qual a vantagem de dar uma pergunta antes da visualização de um vídeo? Prende a atenção dos alunos. Tem de haver uma atividade de registo, nem que seja para eles apontarem algo no caderno. É também importante os alunos irem acompanhando o que vai sendo projetado, através do manual.

Passámos depois para a segunda planificação de aula. Esta é destinada a alunos de 7º ano:

6º post - 4.png

Nesta planificação, o professor quis salientar a importância do quadro na organização da aula e na estimulação de apontamentos por parte dos alunos, sendo que, por exemplo, quando se fala em definições/conceitos, estes devem ser escritos no quadro para uma maior retenção dos mesmos por parte dos alunos. Um aparte que o professor salientou é que devemos retirar o professor da planificação, pois transmite uma sensação de aula centrada nele.

A terceira planificação, correspondeu também ao 7º ano:

6º post - 5.png

Um ponto que o professor salientou foi o facto, de dado a matéria desta planificação, podia-se acrescentar nos objetivos específicos: “Motivar os alunos para a utilização da escala”, aparecendo depois a pergunta “Qual é a função de uma escala num mapa?”, estimulando a curiosidade dos alunos. Esta pergunta poderia ainda ser escrita no quadro, fortalecendo a necessidade de compreenderem a função da escala.

A 4ª e última planificação apresentada nesta aula diz respeito ao 8º ano:

6º post - 6.png

Em termos de tempo, esta planificação não seria fácil de acontecer tal como está, devido ao tema em si que é e devido ao tempo que se tem disponível.

Por último, o professor salientou o conceito de “Aula Invertida”. Antes da aula lança-se uma atividade ou um tema, colocando os alunos a pesquisarem e, depois da aula propriamente dita, há uma discussão sobre os resultados obtidos através da pesquisa dos alunos. Aqui o professor não dá a matéria em si, apenas diz aos alunos o que fazerem e com que recursos podem trabalhar para efetuarem essa pesquisa com sucesso.  

6º post - 7.png

Por fim, mas não menos importante, o sumário:

  • Planificação de aula;
  • A importância do registo de informação por parte dos alunos;
  • Através da planificação deve-se perceber o que vai ser efetuado na aula.